Ministro Padilha visita projeto inovador em Maricá e destaca riqueza humana e geração de renda

A Prefeitura de Maricá recebeu no sábado (15/06) o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que veio conhecer projetos inovadores realizados pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no município. Ele desembarcou no Aeroporto de Maricá, onde conheceu as novas instalações e seguiu direto para a Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, onde fez uma visita técnica ao complexo do Centro de Inovação em Aquicultura, o Ciamar.

No local, há grandes tanques de cultivo de camarões e uma fábrica de rações para pescados.

“A gente vê a iniciativa local que junta a prefeitura, a universidade pública, a ciência, a geração de renda e a segurança alimentar. Mostra como Maricá consegue fazer com que a riqueza do petróleo se transforme na riqueza humana, gerando alimentação e renda para a população. Este é um ponto muito positivo para a gestão da cidade”, afirmou Padilha.

Segundo o ministro, esse é um dos pontos defendidos pelo governo federal: “Quando o presidente Lula fala o tempo todo da chance de o Brasil entrar de cabeça na transição energética, na sustentabilidade e em projetos que melhoram a situação do meio ambiente para o mundo, Maricá apresenta essa grande experiência”, completou.

O prefeito Fabiano Horta destacou que Maricá traduz uma busca permanente pela inovação e pesquisa para construir modelos sustentáveis na cidade.

“Temos uma cultura local muito desenvolvida do camarão e, com esse trabalho realizado pela Codemar, conseguimos avançar na cultura pesqueira do camarão, construindo um exemplo de que é possível agregar a dimensão da transformação e do poder público sendo indutor econômico”, ressaltou Fabiano.

Pioneirismo

A visita iniciou pela recém-inaugurada fábrica de rações, que tem expectativa de produção de 400 toneladas por ano e garante o controle da nutrição e a diminuição do custo da ração usada localmente. Com a fábrica de rações, o Ciamar se torna o primeiro complexo pesqueiro-industrial do Brasil financiado por uma prefeitura.

No local, Padilha acompanhou todo o processo de fabricação e seguiu para alimentar camarões e tilápias em dois dos 10 tanques existentes no local, cada um com 22 metros de diâmetro e capacidade para 400 mil litros de água. Ele estava na companhia de Fabiano Horta, do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, do secretário-executivo do Ministério de Relações Institucionais, Olavo Noleto, do deputado federal Dimas Gadelha e outras autoridades.

Dali, partiram rumo ao bairro Cordeirinho para uma visita técnica à Casa Darcy Ribeiro que será inaugurada na próxima semana. Lá, se uniram ao grupo o curador da casa, o artista plástico e designer Gringo Cardia, o deputado federal Washington Quaquá e o ator José de Abreu.

Comentário